BUMBA MEU BOI DA FLORESTA DE APOLÔNIO

Compartilhe:

O Boi da Floresta fundado em 12 de março de 1972, é um dos grupos mais antigos da região da Liberdade, acompanhando a história do próprio bairro que tem mais de 100 anos. No ano de 1972, Apolônio Melônio, um dos primeiros moradores da localidade desde 1939, fundou o grupo “Sociedade Junina Turma de São João Batista”, também conhecido popularmente como “Bumba Meu Boi da Floresta de Mestre Apolônio” ou simplesmente “Boi da Floresta” ou ainda “Boi de Apolônio”. Diferente do que muitos pensam o nome Floresta não tem a ver com área de mata e sim com o bairro, Floresta é um logradouro que compreende algumas ruas e que faz parte do bairro Liberdade.

Nasceu por ideia de Apolônio Melônio, um dos brincantes do Maranhão mais antigos e respeitados pela sua experiência e vivência na fundação de vários grupos de boi, desde quando começou, ainda moço, em 1926.

Este boi representa o ritmo dos bois da região da Baixada Maranhense, chamado sotaque de Pindaré ou da Baixada – região onde o seu fundador nasceu, mais precisamente na cidade de São João Batista. Traz como estilo e vestimenta, os chapéus bordados, enfeitados de pena de ema, o personagem do cazumba, e um ritmo mais cadenciado e lento.

O grupo tem 150 componentes – mulheres, homens, crianças, jovens e adolescentes – divididos em atores, dançarinos e cantadores. O Bumba meu Boi da Floresta tem ainda um trabalho de formação com crianças e adolescentes, desenvolvendo atividades de bordado, confecção de careta cazumba, chapéus e instrumentos de percussão.


Veja a localização: