liberdade

segmentos

BUMBA MEU BOI

BUMBA MEU BOI BOIZINHO RECICLADO

Boizinho Reciclado, Boi infantil já inativo, oriundo de projeto de financiado por ONG internacional, coordenado por Aurea, o grupo iniciou vários jovens na vida cultural como Raimundo Nonato que até hoje atua no meio.

SAIBA MAIS

BUMBA MEU BOI DE ROMANA

Boi De Romana, grupo inativo Boi no sotaque de zabumba, que se mudou para a Vila Embratel após o falecimento de sua fundadora, durante a pesquisa fizemos contato com a senhora Laurência que estava responsável pelo grupo e materiais restantes, mas antes que conseguimos falar pessoalmente Dona Laurência faleceu.

SAIBA MAIS

BOI BRILHO DA LIBERDADE

a Associação Beneficente Brilho da Liberdade, foi criada em 20 de abril de 1990, com pessoas da comunidade do bairro da Liberdade em São Luís – MA, bairro que hoje possui grande número de descendentes Quilombolas.

SAIBA MAIS

CIA ROSA BRANCA – BOI NOVILHO BRANCO

Boi Novilho Branco é um dos grupos da companhia, de bumba meu boi no sotaque alternativo com 18 anos de atuação, era um Boi infantil quando começou sob a coordenação de Garcez e Fernanda, hoje se consolidou no formato mais semelhante ao sotaque de orquestra e participa de circuitos de São João do Estado e Município.

SAIBA MAIS

BUMBA MEU BOI BRILHO E ENCANTO

Boi de Dó da Brasília foi um grupo de bumba meu boi no sotaque de orquestra com mais de 15 anos de atuação na comunidade de Brasília, no momento não está ativo, já participou de circuitos de São João do Estado e Município.

SAIBA MAIS

BOI DA LIBERDADE DE LEONARDO

A Sociedade Junina Bumba Meu Boi da Liberdade, é uma instituição jurídica de direito privado fundada no ano de 1956, sem fins lucrativos, que desenvolve atividades visando estimular e desenvolver o exercício da cidadania, utilizando a cultura como vetor de desenvolvimento, através de suas manifestações folclóricas de cultura tradicional, o Bumba Meu Boi e o Tambor de Crioula.

SAIBA MAIS

CACURIÁ

CACURIÁ MIRIM SONHO DE CRIANÇA

O Grêmio Recreativo e Cultural Libertos na Noite, criado em 1999 por Álvaro José, mais conhecido como Neto de Nanâ, após seu falecimento em 2018, a sua esposa Elizandra e sua enteada Letícia assumiram a direção da instituição.

SAIBA MAIS

ASSA CANA

Rosiane Durans é responsável pelo grupo cultural ao lado das suas irmãs Rejane, Regina, Rosângela, e Rosely. Criado em 2000 é formado por adultos, jovens e adolescentes.

SAIBA MAIS

companhia

COMPANHIA BATUKE DO MARÁ

Criada no dia 20 de setembro de 2020, tem como presidente o próprio Maurício Aldama, esse era sócio e fundador da Cia Batuk por motivos pessoais se afastou daquela e criou a sua própria companhia de dança.

SAIBA MAIS

CIA BATUK

A Companhia Batuk, nasceu na comunidade do bairro da Liberdade no dia 13 de dezembro de 2015.
Criada por Nascimento, é o atual presidente da instituição, formada por diversas danças como Cacuriá, Dança do Coco, Dança do Lelê, os 5 (cinco) Sotaques do Bumba Meu Boi, Tambor de Crioula e outros.

SAIBA MAIS

QUADRILHA

Bloco Afro

BLOCO AFRO ABIYÉYÉ MAYLÔ

Fundado em 20/05/2010, o Abiyéyé Maylô é um bloco originado dentro de um terreiro de Matriz Africana, precisamente o Terreiro Ilê Ashé Ogum Sogbô, e atualmente comandado pelo Babalorixá Airton Gouveia.

SAIBA MAIS

BLOCO AFRO NETOS DE NANÃ

O bloco afro Netos de Nanã faz parte da Associação Recreativa Libertos na Noite, fundado pelo Babalorixá já falecido Neto de Nanã, o bloco é comandado por sua viúva Elisandra Rocha em parceria com Letícia Souza, Filha de Neto de Nanã.

SAIBA MAIS

Bloco carnavalesco

BLOCO CARNAVALESCO TRADICIONAL OS INDOMÁVEIS

O bloco tradicional Os Indomáveis foi fundado em março de 2000, desfilou a primeira vez em 2001, em 2008 conseguiu ser Campeão do Carnaval na categoria Bloco Tradicional Grupo A e encerrou suas atividades após o falecimento de seu coordenador conhecido como Riba Camisinha em 2015.

SAIBA MAIS

caixeira do divino

SAMIRA ROSA

SAMIRA é de matriz africana, filha de santo do terreiro de Iemanjá do saldoso Jorge babalaô, coreira, artesã, percussionista, dançarina e caixaeira do divino espírito santo.

SAIBA MAIS

LUCÉLIA SÁ

As Caixeiras do Divino são responsáveis por conduzir todos os rituais da festa do Divino Espírito Santo no Maranhão. No Território do quilombo Liberdade temos pessoas executando essa função tanto nos terreiros como nas casas de festas de divino.

SAIBA MAIS

festa do divino

religião - igreja catolíca

capoeira

reggae produtor

reggae colecionador

reggae dj

reggae dançarino

Religião - terreiro de mina

TERREIRO OGUN IGBALÉ

O seu terreiro raiz é ILE ASHÉ OGUM SOGBO, cujo guardião da casa é o Pai Airton. Possui um calendário de festas durante o ano, são elas as mais importantes: Festa de Oxóssi (Janeiro), de São Jorge (Abril), São João (Junho), Santa Tereza (Outubro). Pertence a nova geração de pais de santos da área da Liberdade.

SAIBA MAIS

Religião - casa de cura

Religião - umbanda

tambor de crioula

coco

dança portuguesa

DANÇA PORTUGUESA TRADIÇÃO DE PORTUGAL

A prática chegou no Maranhão em 1969, está relacionada com a colheita da uva, é provável que as primeiras roupas da Dança Portuguesa eram para homenageiar os Portugueses nos dias das colheitas, que brincavam de roda e começavam a dançar.

SAIBA MAIS

TRIBO DE ÍNDIO

hip hop - grafite

hip hop - rap

hip hop - trap

hip hop - produção

edificaçãoes históricas

literatura