A casa possui mais de 10 anos de fundação. Possui festas como o batizado e morte do Boi de Zé de Légua – Estrela de Codó.
A Casa foi fundada em 2013 e possui um calendário de festas bem expressivo durante o ano, destaca-se a Festa do Divino.
O terreiro foi fundado em 2003 e atualmente configura-se uma das maiores casas de religião de matriz africana do MA.
O seu terreiro raiz é ILE ASHÉ OGUM SOGBO, cujo guardião da casa é o Pai Airton. Possui um calendário de festas durante o ano, são elas as mais importantes: Festa de Oxóssi (Janeiro), de São Jorge (Abril), São João (Junho), Santa Tereza (Outubro). Pertence a nova geração de pais de santos da área da Liberdade.
O terreiro faz parte de uma associação beneficente intitulada, Brilho da Liberdade, ligada a atividades de organização social e religiosa, sem fins lucrativos. Foi fundada em 20 de Abril de 1990 pelo idealizador Claudionor Calvet.
Todo aquele local era mangue e assim ela fez, ao chegar no lugar havia imagens de santos que hoje ela faz obrigações. Principais festas: São Cosme e Damião, Santa Bárbara.
O terreiro é um dos mais jovens da Liberdade, a Mãe Mariana foi iniciada pelo Pai Airton e hoje frequenta a casa de Pai Wender. O seu terreiro é constituído por jovens em início de caminhada no Axé, Principais festas: 14 de Outubro – Divino Espírito Santo, 13 de Maio
Um dos grandes templos da Liberdade, fundado em 1985 pelo Pai Airton que tem sua raiz firmada pelo grande Pai Jorge Itaci, do terreiro de Iemanjá.
A sua casa raiz é a Tenda caboclo Rompe Mato, iniciado pela Ialorixá Teresa de Ogum, em Parnaíba Maranhão no ano de 1975.
O Pai Antônio Raquel, já falecido, era o responsável pela casa que tem uma história de mais de 40 anos.
O terreiro tem mais de 30 anos de existência. A mãe Xica, a matriarca da casa já falecida, era de Rosário e exercia a sua ancestralidade na referida cidade.
O emblemático terreiro de Iemanjá e o seu eterno Pai Jorge Itaci, um grande ancestral que foi uma figura marcante da cultura afro brasileira.
Aguardando atualização. Localização no mapa abaixo:
O terreiro possuía até a morte do Pai Zé das Neves quase 30 anos. Ele tinha como guia o caboclo Pedra Preta, fazia festas de orixás e encantados durante todo o ano.
Nasceu na cidade de Morros – MA, e veio para São Luís aos quinze anos de idade. A sua casa raiz é o terreiro de Mãe Maristela no Tirirical, no ano de 1993 começou os seus trabalhos em sua própria casa e desde então se passaram mais de 30 anos.
FESTA PRINCIPAL EM 31 DE JULHO. Localização no mapa abaixo.
FESTAS PRINCIPAIS EM MAIO / 04 DE OUTUBRO. Localização no mapa abaixo.
A igreja da Nossa Senhora das Graças tem sua festa prinicpal em 27 de novembro.
Aguardando atualização. Localização no mapa abaixo.
Aguardando atualização. Localização no mapa abaixo.
Aguardando atualização. Localização no mapa abaixo.
Aguardando atualização. Localização no mapa abaixo.
Aguardando atulização. Localização no mapa abaixo.